data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: reprodução
O governo do Rio Grande do Sul divulgou, na tarde desta segunda-feira, o mapa definitivo do modelo de Distanciamento Controlado. Das 14 regiões classificadas preliminarmente na bandeira vermelha, na última sexta-feira, só oito permanecem classificadas como risco alto de transmissão da Covid-19 - as mesmas da última semana.
Rio Grande do Sul passa de 60 mil casos confirmados da Covid-19
Entre as regiões em que o Estado aceitou o recurso e reconsiderou para a bandeira laranja está a de Cruz Alta (R12). Segundo os dados apresentados pelo governador Eduardo Leite durante live, a capacidade de atendimento da região e da macrorregião está estável, com taxas de ocupação controladas - foi isso que fez a região ser reconsiderada. Entretanto, ainda é preciso ficar em alerta em relação a propagação da doença.
Também ficam na bandeira laranja as regiões de Bagé, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa e Santo Ângelo. Ao total, foram 49 pedidos de reconsideração enviados por municípios e associações analisados pelo Gabinete de Crise. Permanecem na bandeira vermelha as regiões de Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Capão da Canoa, Canoas, Taquara e Porto Alegre.
A região de Santa Maria já havia sido classificada na bandeira laranja e segue sem alteração.
GOVERNADOR COM COVID-19
Durante a tradicional live de segunda-feira, o governador também aproveitou para atualizar sobre o seu estado de saúde após ter contraído a Covid-19 - o resultado foi divulgado na última sexta-feira. Segundo ele, até agora, só foram sentidos sintomas leves, como dores de cabeça e cansaço.
Entretanto, ele segue trabalhando a distância e afirmou que mais servidores foram colocados em trabalho remoto como forma de segurança.
- Não faço home office porque já moro no trabalho e isso facilita minha vida. Quero agradecer a tantas mensagens de boas vibrações que têm me sido enviadas. Sempre tem aquelas pessoas pouco gentis, os haters na internet, que nos mandam mensagens que eventualmente machucam a alma, mas de cada mensagem de um hater, tem 300, 400, 500 mensagens de gente nos desejando boas coisas - completou o governador.